Egoísmo
substantivo masculino
- 1.amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem.
- 2.exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; orgulho, presunção.
Egocentrismo
substantivo masculino
- 1.qualidade, condição ou caráter de egocêntrico; egoísmo.
- 2.PSICOLOGIAconjunto de atitudes ou comportamentos indicando que um indivíduo se refere essencialmente a si mesmo.
E, eu?! Que tenho com isso?!
Em tempos de humanismo* e individualismo, de redes sociais em que os relacionamentos são virtuais, cada vez mais as pessoas se escondem e fecham em seus mundinhos limitados e esquecem ( e nem se importam) com o outro. Não se sabe mais o que é relacionar-se, compartilhar vidas e sentimentos.. Não se sente mais empatia**, cada um enxerga somente o que quer ver e entende como quer cada situação, sem se colocar no lugar do outro, sem nem sequer pensar como o outro pode estar se sentindo; ou porquê agiu assim...
Relacionamentos são trocas, de pensamentos, sentimentos, personalidades, gostos... É um caminho de mão dupla: eu não vou somente receber, mas dar, doar***! Mas, e quem quer dar sem receber? Todos acham que sempre estão dando mais do que recebendo... É a geração do mimimi...
Quando vamos enxergar que nos magoam, mas que também magoamos? Que os outros são egoístas e orgulhosos mas que nós também somos?! Quando vamos aprender a olhar para nós mesmos?! Que não somos valorizados mas que também não valorizamos? (Não damos atenção nem aos filhos e família, nosso bem mais precioso, em troca de horas de redes sociais e relacionamentos vazios...)
Sempre é o outro que erra comigo. Mas e eu?! Precisamos lembrar que há um outro lado de toda história, mais de um ponto de vista, duas personalidades diferentes, pesando seus próprios conflitos, medos, inseguranças, perspectivas e expectativas... Há uma infinidade de variáveis em cada situação, mas todos querem saber de estar certos, ter a razão e se colocam como vítimas dos "homens maus"... Puxa, como é difícil ser gente!
Tá na hora daqueles que "se dizem de Cristo", realmente fazer diferença neste mundo. É hora de sondar a si mesmo e pedir que o Senhor sonde os nossos corações pra ver se há algum caminho mal e nos ajude a mudar, a sermos transformados pela Sua Palavra e vontade.
Agimos como se fossemos perfeitos filhos de Deus, mas o outro... Ah, o outro é muito falho, coitado! Tem que se converter... Está desencaminhando os outros da fé... Misericórdia, de nós, Senhor, que não sabemos ser Igreja. Ainda não aprendemos a viver em amor e em comunhão...
E como mudar isso?! Parando de olhar para nós mesmos, olhando para o "Autor e consumador da nossa fé", olhar para a cruz, para o sacrifício de Jesus por mim que não merecia, não mereço e jamais merecerei o que Ele fez por mim. Então, com os olhos fitos Nele, eu me esvazio de mim mesmo, tomo minha cruz e O sigo. Começo a andar em Seus passos, com o mesmo amor, misericórdia, paciência, mansidão e humildade que Ele.
É fácil? Não!!! Eu tenho que olhar pra mim. reconhecer meu pecado, orgulho e egoísmo... E tenho que NEGAR a mim mesmo e tomar a cruz... Não é fácil, mas liberta! Traz paz! Muda tudo em nossa vida e relacionamentos...
* Humanismo: Conjunto de doutrinas fundamentadas de maneira precípua nos interesses, potencialidades e faculdades do ser humano, sublinhando sua capacidade para a criação e transformação da realidade natural e social, e seu livre-arbítrio diante de pretensos poderes transcendentes, ou de condicionamentos naturais e históricos.
** Empatia: a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
*** Doar: Transferir de modo legal e gratuito (bens ou vantagens) a (outrem); transmitir gratuitamente a posse de (alguma coisa) a; oferecer sem esperar nada em troca.
Comentários
Postar um comentário