Pular para o conteúdo principal

A lógica de Deus é contrária a meritocracia



Desde o  momento do nosso nascimento, nos deparamos com uma vida de regras, recompensas e castigos. Vamos crescendo e aprendendo que tudo é recebido por mérito; se obedecermos receberemos elogios dos pais e até nos darão presentes. Já se desobedecermos, o castigo e até mesmo a palmada serão inevitáveis. Quem chega primeiro, quem faz melhor, quem se destaca recebe os "louros". E o segundo lugar? Não  importa, perdeu; não alcançou o objetivo mais desejado. Os outros então... Não são nada!
Este sistema de trocas nos relacionamentos humanos geram o orgulho, as brigas, invejas, divisões e toda sorte de males. As pessoas, muitas vezes, se esforçam para fazer o correto só para receber algo em troca. Se eu for amigo e amar, vou ter amigos e ser amado. Se eu der, vou receber. Se eu fizer o melhor, serei reconhecido. Se...
Que mal há nisso?! - Você pode perguntar, afinal, Jesus ensinou que "aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7:8). Então o que eu faço importa, tem valor, tem consequências. Sim! Mas não é esta a única regra a reger nossas vidas. O que muitos esquecem é que nem tudo é preto ou branco, frio ou quente, bom ou ruim... Entre o 8 e o 80, exitem 72 possibilidades! E, a maior probabilidade, esquecida e pouco entendida pelos homens, é a Graça de Deus. O sistema do mundo, meritocrático, não consegue entender nem aceitar a graça. Mesmo dentro das igrejas, a graça não é entendida e muitas vezes, não é nem bem aceita... Há muitos julgamentos, divisões e falta de amor por parte dos que se dizem cristãos, em relação ao próximo. Como disse Philip Yancey, "todos nós na igreja precisamos de 'olhos curados pela graça' para ver o potencial nos outros para a mesma graça que Deus tão prodigamente nos concedeu." Desejamos a graça de Deus para nossa vida; reconhecemos que precisamos de perdão, mas inversamente proporcional é a nossa incapacidade de ter misericórdia e conceder o perdão. 
"Amar uma pessoa", disse Dostoiévski, "significa vê-la como Deus pretendia que ela fosse". Mas, quantos de nós tem essa capacidade? Quantos pelo menos tem o desejo de tentar? É tão mais fácil reparar no "cisco no olho do irmão, do que na viga que está em nossos próprios olhos". ( Mt 7:3) E, além de ver mais o erro alheio que nossos próprios, ainda temos o poder de guardar mágoas e cultivar maus pensamentos contra os outros. Vemos os defeitos, mas as qualidades nunca são boas o bastante... As coisas boas serão esquecidas, mas as ruins... Estas ficarão gravadas para sempre! Miseráveis homens que somos!!! Como poderemos enxergar o potencial de outrem, quando estamos mais preocupados em exaltar e exibir o nosso próprio talento? Como ver o outro com os olhos de Cristo, e visualizar nele tudo que poderá vir a ser e fazer nas mãos de Deus? Sem a Graça, jamais será possível.
O que não conseguimos entender é  que a “Graça significa que não há nada que eu possa fazer para Deus me amar mais, e nada que eu possa fazer para Deus me amar menos.” (Philip Yancey) É assim comigo e é assim para com toda a humanidade. Deus é amor! Jesus nos ama e morreu por nós para nos tornarmos um com Ele. Nem nossos mais brilhantes momentos de bondade, nem os mais terríveis sentimentos de maldade, farão com que o amor de Deus se altere.  "Somos salvos pela graça, mediante e fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus." (Ef 2:8) Nada nos separará do amor de Cristo! A não ser nós mesmos e a nossa dificuldade de receber a graça, de graça, sem ter mérito algum e, da nossa inaptidão de estendê-la igualmente aos que nos cercam... Nos falta amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. (Mc 12:36)
Harriet Beecner Stowe, escreveu em A Cabana do Pai Tomás: "A Bíblia não diz que devemos amar a todos?" "Ah! A Bíblia! Para dizer a verdade, ela diz uma porção de coisas; mas ninguém nunca pensa em colocá-las em prática." O que nos falta?! Praticar aquilo que aprendemos através da Palavra de Deus.
Dorothy Day declarou: "Eu realmente só amo a Deus na proporção em que amo a pessoa que menos amo". Não é isto mesmo que a Palavra nos diz? "Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 Jo 4:20)


Portanto, não amemos as pessoas só da boca para fora, mas que nossas atitudes demonstrem misericórdia, generosidade, carinho e empatia. (1 Jo 3:18)
Que o Senhor plante o amor em nossos corações e faça germinar a graça, o perdão e a misericórdia. "Que façamos aos outros aquilo que desejamos que façam para nós." (Mt 7:12) 
Jesus ensinou todas estas coisas no Sermão da Montanha. Tudo que está escrito lá, em Mateus, do capítulo 5 ao 7, vai na contramão do mundo e da meritocracia... A lógica de Deus, não é a lógica do mundo! Louvado seja Deus por isso! Assim ainda temos a oportunidade de receber salvação, de graça, pela graça, mediante a fé, que Ele mesmo nos dá, porque nossos pecados e atitudes são como um tapo de imundícia. Não será pelas obras nem pelo esforço que alcançaremos o céu, mas única e exclusivamente pela graça! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolo de coração com as mãos

Símbolo do amor?!! Esta semana, assisti ao clip "Judas" da Lady Gaga e me chamou a atenção o gesto que ela fez com as mãos: o símbolo do coração. Tudo que ela faz é tão blasfemo e demoníaco, que resolvi procurar sobre este gesto tão utilizado, ultimamente, principalmente, pelos jovens. Existem diversas formas de fazer este símbolo/gesto; surgem inovações a cada dia. A "última" é o "coração com espinhos" ou "chifres"(nome dado pelos jovens, não por mim). Encontrei alguns significados simbólicos do "coração" (que anexei mais abaixo), mas não achei nada de errado, nem de diabólico neste gesto. Mas continuei a pensar: Por que tanta gente, inclusive muitos famosos fazendo e incentivando este gesto? Veja:   Até música já fizeram.  A música incentiva todo mundo a fazer o símbolo do coração com as mãos, que convenhamos já encheu o saco . Vários globais, artistas, cantores e celebridades t...

Casamento em Crise?!

A falta de diálogo, de intimidade é o que afasta os casais... Quem está passando por uma crise, deve buscar estar junto com seu cônjuge e falar de tudo, sobre tudo, sobre nada importante... Não se afaste, busque aquilo que os uniu e reconstrua uma relação de amizade e amor! Seja o primeiro a dar o primeiro passo! 

Frases Ayrton Senna

Uma Vida Com Propósitos - Em Tópicos

Estes tópicos, nem de longe, resumem o Livro Uma Vida Com Propósitos de Rick Warren. Só ao ler na íntegra e meditar em cada capitulo, que se tem a dimensão desta obra inspirada! Por isso, leia, medite, em grupo, na igreja, em família! Este livro tem que ser lido e vivido, pois contém a Palavra de Deus! Vale a pena adquirir e estudar! Esta jornada de 40 dias, vai mudar sua visão da vida, lhe trazer crescimento e objetivo na vida!

Frases Clarice Lispector

Frases de Max Lucado

Frases Rick Warren

Soberba

Como diz o Irmão Lázaro, dê uma voltinha em: Deuteronômio 8 Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais. E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus. E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. Porque o SENHO...

Frases Augusto Cury

Frases de Martha Medeiros