O ser humano busca, constantemente, um significado para a sua existência. Há quem diga que não há sentido algum, afinal, creem, viemos do nada, surgimos do acaso, não vamos para lugar algum depois de mortos, simplesmente é o fim.
Fomos criados com um propósito. Nossa existência tem sentido! Por isso buscamos, almejamos, desejamos um sentido para nossas vidas. É inato do homem.
Mas afinal, qual o sentido da vida? Qual o meu objetivo neste mundo? Quais são os meus anseios e propósitos? O que deve motivar a minha existência?
Podemos pensar em várias coisa.
Casar. Ter filhos. Ajudar o próximo. Amar. Ser amado. Criar coisas. Escrever um livro. Ser um grande esportista. Ser um artista reconhecido. Conhecer o mundo. Ter poder, fama, dinheiro...
Mas se... Eu não me casar? Minha vida terá sido sem sentido?!
Se eu for estéril? Minha existência é amaldiçoada?!
E se eu tiver filhos, mas eles morrerem, como viverei?!
Se eu ajudo o próximo e ainda assim não parece ser tudo o que deve fazer? Ajudo por dever, então?!
Se eu amo, acho que não sou amada. Se sou amada, acho que não amo. Amor... Amor... Será paixão ou sentimento de posse? Como definir amor mesmo?!
Se eu não conseguir criar nada? (Nenhum texto bobo para um blog que ninguém lê). Se nada que eu criar for útil, reconhecido como grande invento, me satisfarei só pelo fato de tê-lo feito?!
Se eu nunca escrever um livro, se ninguém ler, se não vender, se odiarem? Terminará a minha vida?!
Se eu nunca me consagrar no esporte? Ser um "mediano" esportista de bairro me trará alguma felicidade?!
Se a minha arte não for compreendida, não agradar ao público? Oh! Que fazer?! Perderei o rumo da minha vida?!
Se não puder viajar, conhecer o mundo? Me contentarei em vê-lo pela TV, internet, fotos de amigos?!
Poder é perigoso. Fama pode ser passageira. Dinheiro pode se perder.
E aí? Cadê o sentido da vida?!
"Concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: 'A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é Ele quem mantém todas as pessoas com vida.'" Escreveu Rick Warren
A nossa vida deve ser baseada em Verdades Eternas, não em filosofias e divagações.
A Bíblia diz: "É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos!" (Efésios 1)
Por que Dele, por Ele, para Ele, são todas as coisas.
Há um sentido e um propósito para as nossas vidas e devemos buscar em Deus esse sentido. Tudo deve começar em Deus. Não se trata de nós. Trata-se de aceitar o amor de Deus e focarmos primeiro Nele.
Tudo o mais fará sentido e terá propósito!
Assista a este testemunho e reflita: Existe vida sem propósito? Existe fracasso, doença, perdas, insatisfações, seja lá o que for, que nos impeça de cumprirmos com o nosso propósito nesta terra?
Outro dia volto a escrever sobre o propósito da vida, ainda estou pensando e estudando sobre isso; afinal, também é uma busca minha. Eu desejo uma "Vida com Propósito" e não vou me conformar com o que diz o mundo, vou buscar respostas em Deus!
Comentários
Postar um comentário