Pular para o conteúdo principal

Religião X Evangelho



Para alguns, pode parecer que minha nova vida seja meramente "obras". Mas o encontro com Jesus é muito mais real e espiritual que as atividades que eu tenho na congregação. Eu sou a IGREJA de CRISTO, junto com meus irmãos. Ser Igreja transcende ao visível e meramente humano. É também sobrenatural, fazemos parte do Corpo Místico de Cristo e, ELE é a cabeça que dirige o corpo. Sem Ele não somos nada. Ele pode fazer o impossível acontecer. Pertencer a Ele é muito mais do que ter uma religião. É renovar-se a cada dia, é aprender com Ele a cada momento. É viver com Ele, por Ele e para Ele. Essa é minha nova religião. Eu procuro viver o segundo o evangelho do Senhor. Não sou perfeita, mas estou tentando, com a ajuda de Jesus, viver mais plenamente a Sua Palavra.


Dia desses, li um texto de Toni Musumeci e, acho que expressa bem o que penso sobre a diferença de ter religião e viver uma vida para Jesus:

"Após ouvir um sermão missionário, um homem disse ao pastor: "Não consigo entender. A gente ouve dizer que o Brasil acolhe muitas religiões, que é um país extremamente religioso. Por que, então, introduzir mais outra religião, aumentando ainda mais a confusão?Será que já não temos religião que chega?"
O Pastor respondeu: "Amigo, eu não ligo pra religião, mas me interesso, profundamente, pela divulgação do evangelho. Há uma enorme diferença entre as duas coisas.
A religião é obra do homem; o evangelho nos foi dado por Deus.
A religião é o que o homem faz por Deus; o evangelho é o que Deus faz pelo homem.
A religião é o homem em busca de Deus; o evangelho é Deus buscando o homem.
A religião é o homem tentando subir a escada da sua própria justiça; na esperança de encontrar-se com Deus no último degrau; o evangelho é Deus descendo a escada da encarnação de Jesus Cristo, e encontrando-se conosco, na nossa condição de pecadores.
A religião tem bons pontos de vista; o evangelho, boas novas.
A religião traz bons conselhos; o evangelho, uma gloriosa proclamação.
A religião termina com uma reforma exterior; o evangelho termina com uma reforma interior.
A religião passa uma pintura de cal branco no tumulo de nossas vida; o evangelho purifica o interior.
A religião muitas vezes se torna uma farsa; o evangelho é sempre uma força, o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que Nele crê (Rm 1.16).
Há muitas religiões mais apenas um Evangelho."


Em sua carta aos Efésios (Ef 2:8,9), Paulo o apóstolo, usa duas vezes frases em direta oposição: "Isto não vem de vocês" (isto é, a religião, a tentativa de o homem salvar-se a si mesmo) em contraste com: "É dom de Deus" ( isto é, o evangelho, a provisão de Deus para o homem que se encontra em apuros); e: "Não por obras", (novamente religião, a confiança depositada pelo homem nos seus próprios esforços e na sua própria moralidade) em contraste com: "Por meio da fé" (isto é, o evangelho, a reação do homem à justiça divina e à oferta de redenção feita por Deus).
A religião enfatiza o "fazer" enquanto que o evangelho enfatiza a condição de "ser". 
A religião diz: "Vá ajudar aos outros e aprenderá a amá-los. O evangelho diz: "Receba o amor de Deus em seu coração e, naturalmente, amará os outros e desejará servi-los".
Assim, enquanto a religião coloca em primeiro plano a importância da conduta exterior, o evangelho coloca em primeiro plano a importância do caráter. Isto não quer dizer que não haja lugar para as boas obras na fé cristã. É claro que há.  Jesus foi um homem de ação, um homem de boas obras. Está escrito a seu respeito que Ele "andava fazendo o bem". A sua vida inteira foi derramada em servir com amor aos seus semelhantes. Tiago em sua carta escreve: "A fé sem obras está morta". (Tg 2:26)


É uma questão de prioridade. Qual vem primeiro? Qual é a causa e qual o efeito? Qual a raiz e qual o fruto? O fazer é a consequência do ser!"


                                            Toni Musumeci - Curitiba - PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolo de coração com as mãos

Símbolo do amor?!! Esta semana, assisti ao clip "Judas" da Lady Gaga e me chamou a atenção o gesto que ela fez com as mãos: o símbolo do coração. Tudo que ela faz é tão blasfemo e demoníaco, que resolvi procurar sobre este gesto tão utilizado, ultimamente, principalmente, pelos jovens. Existem diversas formas de fazer este símbolo/gesto; surgem inovações a cada dia. A "última" é o "coração com espinhos" ou "chifres"(nome dado pelos jovens, não por mim). Encontrei alguns significados simbólicos do "coração" (que anexei mais abaixo), mas não achei nada de errado, nem de diabólico neste gesto. Mas continuei a pensar: Por que tanta gente, inclusive muitos famosos fazendo e incentivando este gesto? Veja:   Até música já fizeram.  A música incentiva todo mundo a fazer o símbolo do coração com as mãos, que convenhamos já encheu o saco . Vários globais, artistas, cantores e celebridades t

Casamento em Crise?!

A falta de diálogo, de intimidade é o que afasta os casais... Quem está passando por uma crise, deve buscar estar junto com seu cônjuge e falar de tudo, sobre tudo, sobre nada importante... Não se afaste, busque aquilo que os uniu e reconstrua uma relação de amizade e amor! Seja o primeiro a dar o primeiro passo! 

Frases Ayrton Senna

Uma Vida Com Propósitos - Em Tópicos

Estes tópicos, nem de longe, resumem o Livro Uma Vida Com Propósitos de Rick Warren. Só ao ler na íntegra e meditar em cada capitulo, que se tem a dimensão desta obra inspirada! Por isso, leia, medite, em grupo, na igreja, em família! Este livro tem que ser lido e vivido, pois contém a Palavra de Deus! Vale a pena adquirir e estudar! Esta jornada de 40 dias, vai mudar sua visão da vida, lhe trazer crescimento e objetivo na vida!

Frases Clarice Lispector

Frases de Max Lucado

Frases Rick Warren

Soberba

Como diz o Irmão Lázaro, dê uma voltinha em: Deuteronômio 8 Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais. E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus. E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. Porque o SENHO

Frases Augusto Cury

Frases de Martha Medeiros