Terceiro Dia: “Obrigado, mas eu consigo.”
Você já recusou uma oferta de ajuda, mesmo que realmente estivesse precisando?
Às vezes é difícil admitir que não podemos fazer tudo sozinhos. Durante todos os preparativos de Natal, isso às vezes resulta em exaustão e irritabilidade. Mas essa mesma autossuficiência pode se tornar mortal na vida espiritual.
A verdade é que precisamos de Jesus. Mas com frequência vivemos nossas vidas como se pudéssemos sobreviver por conta própria. Quando refletirmos sobre a beleza de Deus – Sua santidade, amor, bondade e sacrifício expiatório – que percebetemos como precisamos Dele desesperadamente.
Há uma vulnerabilidade que vem ao admitir nossa necessidade, mas Jesus promete que aqueles que são pobres de espírito, que são mansos de coração e que têm sede de justiça são recompensados com mais do próprio Deus.
Acontece que expressar nossa carência é a única maneira de receber as gloriosas riquezas de Cristo Jesus que Deus preparou para nós.
O salmista chama o povo de Deus para adorar, curvar-se e ajoelhar-se diante do Criador. A palavra hebraica para adoração significa prostrar-se ou curvar-se. Fisicamente, isso significa inclinar os joelhos em reconhecimento ao senhorio de Jesus; espiritualmente, significa entregar tudo o que somos a tudo o que Ele é.
Esse tipo de realinhamento de perspectiva e prioridades só é possível quando passamos um tempo reconhecendo a grandeza de Deus; a adoração nos leva a uma visão apropriada de Deus, que nos leva à confissão e ao arrependimento.
Jesus ilustra esse mesmo ponto quando Ele chama a Si mesmo de Videira e Seus discípulos de ramos. "Sem mim, você não pode fazer nada", diz ele. “Mas se você permanecer em mim […], dará muito fruto.”
Surpreendentemente, Jesus não nos chama a trabalhar mais para ser mais frutífero; antes, Ele nos chama para permanecer Nele, esperar Nele. Aqueles que permanecerem ligados a Ele naturalmente darão muitos frutos, porque o Seu Espírito é Aquele que produz o fruto.
Permita que a necessidade de Jesus traga descanso e calma neste Natal. A pressão não existe mais. Você não precisa fazer tudo sozinho. Na verdade, você só precisa descansar.
Perguntas para Refletir: Como a imagem de Jesus como a videira afeta você? Que outros nomes de Jesus o levam a reconhecer sua necessidade por Ele? De que maneira você pode expressar sua carência e descansar Nele hoje?
Comentários
Postar um comentário