LIVRE DE MIM: Porque a vida é melhor quando não é tudo sobre você. - Parte 4
Se você está se sentindo solitário, esquecido ou inseguro, você pode ser tentado a adorar o deus da auto-ajuda que muitos livros e palestrantes defendem. Este deus existe para fazer você se sentir melhor sobre si mesmo. Esse deus pode fazer você se sentir especial. Essa abordagem a Deus é um reflexo de como a igreja adotou a linguagem da nossa cultura.
O que é interessante sobre a abordagem de autoajuda cristã é que ela é notoriamente diferente da abordagem de Deus. Considere a história de Moisés, quando Deus o chamou para falar com o Faraó. Moisés sentiu-se inibido por suas fraquezas. Ele não se sentiu capaz de falar ao Faraó ou de levar os israelitas do Egito, porque ele só viu suas desqualificações. E como Deus respondeu à dúvida de Moisés? Ele não fez um discurso motivacional. Ele não afirmou a liderança de Moisés ou seus talentos ou dons. Ele não o abraçou e torceu por ele e lhe falou palavras encorajadoras.
Deus não fez nenhuma dessas coisas. Em vez disso, ele mudou de assunto. Deus afirmou Sua própria força, Sua própria liderança, Seu próprio Eu, porque o resultado nunca dependeu de Moisés. Esta história não era sobre os pontos fortes de Moisés. Moisés nunca foi concebido para ser o herói. Somente Deus poderia libertar os israelitas do Egito, então Deus dirigiu o foco de Moisés de volta para Ele.
Deus respondeu de maneira semelhante quando designou Jeremias, um profeta que se preocupava por ser muito jovem. "Eu não sei como falar, pois sou muito jovem", era sua preocupação (Jeremias 1:6), mas Deus não o animou nem o mimou. Em vez de assegurar a Jeremias que ele era talentoso para sua idade, que tinha grandes habilidades de liderança e uma personalidade incrível, Deus simplesmente afirmou Seu próprio Eu: "Não tenha medo de ninguém, pois Eu estarei com você para protegê-lo." (Jeremias 1:8). Mais uma vez, Deus direcionou o foco de suas próprias limitações para o Deus sem limites.
Deus se preocupa com nossas inseguranças, mas a diferença entre um deus de autoajuda e o verdadeiro Deus vivo é o foco. O único Deus verdadeiro responde às nossas inseguranças com afirmações sobre Si mesmo. Ao fazê-lo, Ele nos liberta da fonte de nossa paralisia, desviando o olhar do "eu não posso" e voltando nosso olhar para Aquele que pode.
Examine uma situação difícil em sua vida agora. Como seria se você percebesse que superar essa situação tem tudo a ver com a força de Deus e nada a ver com o sua própria força?
(Sharon Hodde Miller)
📖 "O Senhor me deu esta mensagem: “Eu o conheci antes de formá-lo no ventre de sua mãe; antes de você nascer, eu o separei e o nomeei para ser meu profeta às nações”. Então eu disse: “Ó Soberano Senhor , não sou capaz de falar em teu nome! Sou jovem demais para isso!”. O Senhor respondeu: “Não diga: ‘Sou jovem demais’, pois você irá aonde eu o enviar e dirá o que eu lhe ordenar. E não tenha medo do povo, pois estarei com você e o protegerei. Eu, o Senhor , falei!”.
Jeremias 1:4-8 NVT
Comentários
Postar um comentário