LIVRE DE MIM: Porque a vida é melhor quando não é tudo sobre você. - Parte 5
Nunca vou esquecer meu pai prevendo que um dia eu seria legal demais para ele. "De jeito nenhum!" Eu protestei. Eu tinha oito anos e achava que meus pais eram os melhores. Sete anos depois, comprovei que o meu pai estava certo, ficando envergonhada por qualquer coisa que meus pais faziam.
A maioria de nós supera essa fase da adolescência, mas não superamos a tendência de gerenciar e projetar nossa imagem. Na verdade, muitas vezes isso se torna maior e mais destrutivo no casamento e na paternidade. Quando nosso cônjuge ou nossos filhos se tornam extensões de nós, eles são forçados a carregar um fardo que nunca foi deles. É uma dinâmica tóxica para relacionamentos.
A gestão de imagem é uma das maneiras pelas quais tratamos a família como um espelho. Em vez de ver quem eles são, o que precisam e como amá-los, vemos nossas próprias aspirações e medos. Às vezes, acabamos até mesmo usando-os para nosso benefício.
Um dos primeiros passos para evitar a gestão de imagem é nomeá-la. Saber sobre esse hábito é poderoso, porque você começará a reconhecê-lo quando estiver fazendo isso.
O propósito da sua família não é fazê-lo se sentir confortável. É libertar você para amar mais a Deus e ao mundo porque você não poderia fazer isso sozinho. Como cristãos, esse é o nosso desafio e nosso chamado. A família nunca foi destinada a ser um peão no jogo de projeção de imagem, porque nunca foi feita para ser sobre nós. Para nós sim. Sobre nós, não. Quando nossas famílias se preocupam em amar a Deus e aos outros em vez de manter uma imagem ou se comparar com os outros, ou em vez de garantir que nossos filhos tenham vantagem, não temos que nos esforçar mais. Isso também libera nossos filhos do fardo do auto-foco imposto pela sociedade. Quando convidamos as crianças a um propósito muito maior do que elas, a pressão fica muito menor.
Há um chamado maior do que a família. A família é boa e bela e ordenada por Deus, e pode ser parte deste chamado, mas nunca foi um fim em si mesmo. Essa missão – não nosso casamento perfeito ou filhos bem-sucedidos – é sempre maior.
Em quais áreas da sua vida você está mais tentado a “administrar” a imagem e as aparências – casamento, namoro, amizade, trabalho, paternidade, mídia social?
(Sharon Hodde Miller)
📖 "Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à Sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com Ele."
2Coríntios 3:18
Comentários
Postar um comentário