LIVRE DE MIM: Porque a vida é melhor quando não é tudo sobre você. - Parte 2
O Reflexo do Espelho
É difícil não olhar no espelho, não é? Se você passar por um espelho, vai dar uma olhada. Todos nós fazemos isso.
Esse reflexo também é verdadeiro nos relacionamentos. Estamos constantemente olhando para os outros como um reflexo de nós. Quando fazemos isso, permitimos que outras pessoas, nossas posses e nossa profissão moldem nossa auto-imagem. Quando o reflexo é bom, nos sentimos ótimos. Quando o reflexo é ruim, nos sentimos inseguros.
O reflexo do espelho faz com que tudo seja sobre nós, mesmo quando não é. Talvez uma amiga no trabalho não te diga oi, então você acha que ela está chateada com você. Talvez o caixa da loja seja indelicado e você leva para o lado pessoal. Talvez você seja voluntário para servir na igreja e se sinta magoado quando ninguém lhe agradece.
Quando você trata as pessoas como espelhos, cria um mundo onde tudo é sobre você. Observe a mídia social, por exemplo. Estudos mostram que o Facebook impacta diretamente a satisfação pessoal, porque os usuários interpretam as “curtidas” e comentários como uma medida de seu valor. É fácil comparar: por que as pessoas não curtem tanto as minhas fotos? Meus filhos não são fofos o suficiente? As pessoas se importam menos comigo?
Mas não para por aí. Considere o casamento e os relacionamentos. Você já pressionou seu cônjuge a fazer alguma coisa ou a agir de uma determinada maneira, por causa de como isso se refletiria em você? Um relacionamento de namoro prejudicial moldou a maneira como você se vê? E as amizades? Quando uma amiga não ligava de volta para você ou não respondia a uma mensagem, sua imaginação disparava com perguntas como: "O que fiz de errado?" Talvez ela estivesse simplesmente ocupada, mas você imediatamente tirou conclusões sobre si mesma. Isso acontece porque todos os nossos relacionamentos podem funcionar como espelhos.
Quando percebi que havia tornado meus relacionamentos e ministério tudo sobre mim, vi que minha confiança estava ligada a seus sucessos ou fracassos. Ser bem sucedida no ministério significava que eu tinha valor. Ser bem sucedida nas amizades significava ser querida. Mas o contrário também era verdade, o que me deixava arrasada e insegura.
Este é o curso natural de toda idolatria. Sempre que colocamos qualquer coisa antes de Deus, é apenas uma questão de tempo até que ela se vire contra nós.
Em que você está inseguro em sua vida? De onde você acha que a insegurança vem? De que maneira você se concentra em si mesmo?
(Sharon Hodde Miller)
📖 "Os ídolos das nações não passam de objetos de prata e de ouro, formados por mãos humanas. Têm boca, mas não falam; olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; em sua boca, não há fôlego de vida. Aqueles que fazem ídolos e neles confiam são exatamente iguais a eles." (Salmos 135:15-18)
Comentários
Postar um comentário